sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Super Mario Land


Era uma vez...

no reino de Sarasaland onde a paz reinava e todos viviam felizes até o dia em que uma estranha e misteriosa criatura chamada Tatanga aparece e hipnotiza todos os habitantes incluindo Daisy. Ele sequestra a princesa a fim de se casar com ela. Mario então sai para resgatá-la de Tatanga, viajando através dos quatro reinos de Sarasaland (Birabuto, Muda, Easton e Chai) para derrotar Tantaga e seus comparsas ao longo do caminho, bem como encontrar os monstros que fingem ser Daisy querendo enganar Mario e finalmente destruir seu navio alienígena de guerra onde Tantara se esconde.




Super Mario Land foi lançamento no Japão em 21 de abril de 1989, nos Estados Unidos em agosto de 1989 e na Europa em 28 de setembro de 1990. Este jogo marcou a primeira aparição de Mario no Game Boy e foi um título de lançamento para o mesmo no Japão, América do Norte e Europa. Foi um dos primeiros jogos re-lançados no Virtual Console para Nintendo 3DS .

A jogabilidade de Super Mario Land é semelhante ao de Super Mario Bros. Como nos jogos anteriores, o jogador assume o papel de Mario. O objetivo final é derrotar Tatanga e salvar a princesa Daisy . No entanto, existem algumas diferenças em relação aos jogos anteriores do Mario.



O ataque primário do Mario é pular em cima de seus inimigos e que normalmente  mata. No entanto, existem alguns inimigos que não podem ser destruidos desta forma, ou pode até mesmo causar danos se Mario saltar sobre eles. Power-ups, como Mushroom (cogumelo) funciona da mesma forma que seus antecessores, mas a Superball (a florzinha)  permite Mario jogar "SuperBalls" que voam em um ângulo de 45 graus e ricochete pisos, paredes e tetos. Ao contrário de bolas de fogo tradicionais, SuperBalls também pode ser usado para coletar moedas, o que é útil para as moedas que são difíceis ou impossíveis de alcançar de outra forma.



Em dois níveis específicos Mario voa no avião "Sky Pop" ou viaja no submarino "Marine Pop" em vez de andar. Nestes níveis, não há Super Flower porque Mario pode atirar o tempo todo. Ele ainda pode crescer com um Cogumelo ou tornar-se invencível obtendo uma Estrela.



O jogo consiste em quatro mundos com três níveis, cada um. No final de cada nível, existe uma torre com um acesso na parte superior e na parte inferior. Se Mario pode chegar ao acesso superior, há um nível de bônus em que o jogador pode ganhar vidas extras ou power-ups . Se ele só atinge o menor acesso, o jogo continua normalmente. 
Ao finalizar a 1° vez você destrava o "Hard Mode". Se terminado o jogo nesse nível de dificuldade é permitido ao jogador escolher qual estágio e fase começar uma nova partida.



As críticas ao jogo foram em geral favoráveis. O jogo impulsionou as vendas iniciais do Game Boy e já vendeu mais de 18 milhões de cópias no total. Super Mario Land também foi o primeiro jogo da série Super Mario produzida por Gunpei Yokoi, que já produziu Donkey Kong (1981), Donkey Kong Jr. (1982), Mario Bros (1983) e Metroid (1986). A sequência de Mario Bros  "Super Mario Land 2: 6 Golden Coins", foi lançado em 1992 e outra com o título de "Wario Land: Super Mario Land 3", foi lançado em 1994.


CURIOSIDADES




  • O jogo marca a primeira aparição da Princesa Daisy na franquia Mario.
  • Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é uma sequência do jogo incluindo um novo personagem chamado Wario.
  • Wario Land: Super Mario Land 3 leva Wario em suas próprias aventuras sem Mario.
  • Wario Land foi uma tentativa de expandir o personagem Wario em Super Mario Land 2 para um papel de protagonista e foi bem sucedido, uma vez que depois disso muitos outros títulos de sucesso da franquia Wario surgiram.


  • Ambos Wario e Daisy são destaque na maioria dos títulos spin-off de Mario, incluindo a série Mario Party e nas corridas de Mario Kart.
  • Super Mario Land vendeu 18,06 milhões de cópias, tornando-se o sétimo jogo mais vendido da série Mario e o quarto jogo mais vendido para o Game Boy.
  • Inicialmente, a Nintendo planejava embalar Super Mario Land com o Game Boy, mas decidiu empacotar Tetris vez por insistência do Henk Rogers, que convenceu  o cabeça da Nintendo of America Minoru Arakawa que um título Mario só iria vender o Game Boy para meninos em vez de abranger todos os públicos.
  • Super Mario Land foi o primeiro jogo lançado para Game Boy Classic.








quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tetris


Falar da História dos Video Games e não citar Tetris seria o mesmo que falar da história do cinema e não citar grandes cineastras soviéticos como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov. O jogo de origem russa desenvolvido em 1984 para PC e idealizado por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, é um dos mais importantes games já desenvolvidos até hoje e sempre tem uma nova reformulação sendo lançada no mercado.

Tetris é um jogo do gênero puzzle (quebra-cabeça) e teve sua versão para Game Boy lançada em 1989 e é uma versão portátil do Tetris de Alexey Pajitnov. Foi o primeiro jogo compatível com o Cabo Link, permitindo assim que dois Game Boys se conectassem proporcionando partidas em multiplayer.



A versão de Tetris para Game Boy desempenha de forma idêntica às versões lançadas em outras plataformas. O jogo é composto por diferentes tetrominos (forma geométrica composta de quatro quadrados) que caiam no campo do jogo. O objetivo do game é manipular estes tétrades, movendo-os para direita ou para a esquerda e girando-as em um ângulo de até 90º com o objetivo de criar uma linha horizontal de blocos sem lacunas. Quando uma ou mais linhas são criadas, elas desaparecem e se convertem em pontuação e os blocos acima (se algum) se movem para baixo de acordo com o número de linhas apuradas. 



Como na maioria das versões de Tetris, os blocos não caem automaticamente em espaços abertos ou que tenham menos quadrados, e sim no centro da tela sempre de cima para baixo com formas aleatórias e uma peça por vez. Conforme sua pontuação aumenta, as peças vão caindo mais rápido e o jogo termina quando pelo menos um bloco empilhado, ultrapassa o limite superior de visibilidade da tela do jogo.


O jogador pode normalmente ver qual bloco irá aparecer ao lado em uma janela que fica fora do campo de jogo. Os pontos são concedidos conforme em seu atual nível e de acordo com as linhas que vão sendo limpas. O nível aumenta cada vez que o jogador faz sumir dez linhas, e a cada nível alcançado aumenta também a velocidade da queda dos novos blocos. O jogador pode escolher a dificuldade antes de iniciar uma nova partida, selecionando um nível e/ou escolher para que parte do cenário já esteja preenchido com um número determinado de linhas de blocos colocados aleatoriamente.



Esta versão de Tetris inclui um modo para dois jogadores, no qual objetivo de cada jogador é permanecer no jogo por mais tempo do que seu oponente. Cada jogador joga em seu próprio Game Boy, com os dois consoles conectados via Cabo Link (E um cartucho em cada Game Boy). Durante o jogo, quando um jogador marca um duplos, triplos ou Tetris, uma ou mais linhas incompletas de blocos são adicionados à parte inferior da pilha de seu oponente, fazendo-a subir.



Em junho de 2009, a versão de Game Boy de Tetris já vendeu mais de 35 milhões de cópias. A Revista da Nintendo nos Estados Unidos a "Official Nintendo Magazine" classificou Tetris como o quinto em sua lista dos "100 Melhores Jogos da Nintendo". O Game Informer's Ben Reeves chamou-o de o melhor jogo para Game Boy e um "lendário jogo de puzzle".


MÚSICA

A música para Tetris foi criado por Hirokazu Tanaka . O jogador pode escolher um dos três tipos de música de fundo durante o jogo ou jogar apenas com efeitos sonoros. Algumas das músicas são arranjos de obras de outros compositores: "Type A" é baseado na canção popular russa Korobeiniki (também conhecido como Korobushka) e a "Type C" é uma versão arranjada da French Suite No.3 em B Menor BWV814 por Johann Sebastian Bach.




CURIOSIDADES



  • As composições "Type A" e "Type B" podem ser desbloqueadas para serem usadas na fase Luigi's Mansion em Super Smash Bros Brawl para Nintendo Wii .
  • Tetris foi o 1º game a desbravar o universo! e isso ocorreu entre os anos de 1993 e 1994 na nave Soyuz TM-17 durante 17ª expedição russa à estação espacial Mirna onde o video game portátil game boy junto com o jogo tetris era o principal entretenimento dos astronautas, nada mais justo, já que tetris foi um jogo desenvolvido por russos. Em 2011 esse mesmo game boy foi leiloado na Inglaterra por $1,220.


  • Dependendo de sua pontuação a animação no final do jogo muda, são diversos finais e vai desde o lançamento de uma simples bombinha a um foguete gigante e complexo.



  • Cada unidade do portátil Game Boy vinha acompanhado com um cartucho do Tetris por ser um jogo mais abrangente atingindo ao público mais novo assim como os mais velhos, homens e mulheres. Primeiramente o Game Boy viria acompanhado com jogo do Super Mario Land mas isso foi mudado antes de seu lançamento devido o jogo do Mario ser mais direcionado a crianças do sexo masculino.

Game Boy + Tetris, Uma Dupla de Sucesso!

Alone in the Dark: The New Nightmare



Infogrames e Pocket Studios se unem para criar o jogo de Survivor Horror para Game Boy Color mais ambicioso de todos os tempos com gráficos bem trabalhados, rico em exploração, história e boa jogabilidade.


O JOGO


Alone in the Dark: The New Nightmare para o Game Boy Color você assume o papel de um  investigador sobrenatural, Edward Carnby, quando ele recebe um telefonema de uma mulher misteriosa alegando que seu sócio, Charles Fiske, foi assassinado. A mulher, Aline Cedrac, descobriu uma estatueta antiga perdida que foi usado em rituais místicos. Logo depois que ela fez sua descoberta a estatueta foi roubada, então ela contratou Fiske para obtê-la de volta. Em sua investigação acaba descobrindo segredos mortais de um milionário recluso e sinistro chamado Alan Morton. Para resolver o mistério Carnby viaja para a casa de Morton em Shadow Islands e descobre algo muito mais terrível do que o assassinato.
Com a sensação de uma história interativa, quando se trata de trazer o estilo de Survival Horror para o sistema Game Boy Color, The New Nightmare é uma tentativa promissora e refrescante, aos trancos e barrancos melhor que o decepcionante Resident Evil Gaiden. Infelizmente para proporcionar a sensação de um jogo de 32 bits CD-ROM, alguma coisa tinha que ser sacrificado. Neste caso, foi o jogo.
Os desafios na forma de uma aventura de exploração a um estilo survival horror foi abordado de uma forma criativa comparado a sua versão para Playstation, no entanto nem todas estas transições foram bem sucedidos. Os ambientes são ricamente desenhados e maravilhosamente ilustrados, enquanto o personagem se move através do ambiente dimensional manter as proporções adequadas ao cenário foi um verdadeiro desafio para os programadores quando se trata de um jogo dimensional usando a arte 2D tenando simular um falso 3D.
Assim como sua outra versão de 32 bits CD-ROM há exploração, ítens (frascos de saúde, armas, munição), pistas na forma de documentos e páginas de diário, e uma história profunda e misteriosa - no entanto, é neste ponto onde as semelhanças terminam. Os efeitos colaterais de fazer essa transição PlayStation/Game Boy foram à custa de algumas frustrações como: cenários descontinuados, combate fraco e confuso, e a má qualidade da música.
Assim como os outros jogos de survival horror de seu tempo, em vez de a câmera ir seguindo o personagem através do ambiente, cada tela tem um ângulo de câmera única a partir da qual podemos ver o nosso personagem se mover através do ambiente. Quando você andar até a borda da tela em uma parte diferente da sala ou subir as escadas, o jogo muda para um novo ângulo. Para dar um melhor efeito, os ângulos de câmera são cuidadosamente escolhidos, infelizmente praticidade não era uma dessas escolhas. Em vez de permitir que o jogador fluísse continuamente através de cada ambiente pressionando o mesmo botão direcional, quando você chega na próxima tela, a câmera muitas vezes vira 180 graus. Agora tudo está na direção oposta. A única maneira de se manter no mesmo caminho é parar de se mover a cada novo cenário, se orientar e mudar o botão direcional, severamente para dar continuidade ao ritmo do jogo.
No gênero survival horror, os maiores jogos conceituados e os que não só contêm grande exploração, mistério e gráficos, mas também tem um sistema de combate fluido e divertido. Em The New Nightmare o modo de combate é a maior decepção. Enquanto ainda melhor do que o sistema de combate de Resident Evil: Gaiden, o problema de combate ainda foi resolvido de uma forma similar. Porque as limitações gráficas do Game Boy Color não permitiram que pudéssemos atacar os inimigos no mesmo ambiente principal, o jogo muda para uma tela estilo mini-game com câmera de cima para baixo em 2D onde você atira nas monstruosidades. O problema aqui, é que você não pode apontar com precisão, é difícil ver o seu adversário muitas vezes por conta do cenário e se você ficar sem munição você não tem outra maneira de lutar ou de se defender. Isso faz com que o jogador evite o combate, em vez de se divertir estraçalhando tudo.
Deficiências à parte, Alone in the Dark: The New Nightmare ainda é uma experiência impressionante e atraente, desde que você já jogue não esperando muita ação. A tragédia por atrás desse título e que deve ser considerado como uma nota importante para a história dos gênero Survivor Horror é que ele era um título Game Boy Color lançado no mesmo ano de lançamento do novo portátil na Nintendo o Game Boy Advance, fazendo com que ele passasse despercebido entre a nova geração de jogos de GBA. 
BOM

  • Gráficos ricamente detalhados e ambientes que ultrapassam os limites do Game Boy Color.
  • Projeto ambicioso que tem a sensação de um jogo de survival horror PlayStation1.
  • Sentir 3D Incrível usando gráficos 2D.
  • Visualmente, o melhor título de survivor horror para Game Boy.
  • Ótimo sistema que permite que você salve em qualquer parte do jogo.


MAL


  • Direcional frustante onde você caminha em uma direção na primeira tela, em seguida, na direção oposta na próxima.
  • Combate ao estilo mini-game 2D com visão de cima tornam impossível atingir o seu inimigo além de ser difícil vê-los.
  • Cenário as vezes confuso e em algumas partes bem escuro, o que torna difícil ver portas, saídas e caminhos.
  • Permite você interagir com algumas portas e armários, mas não todos eles, tornando-se confuso quando a respeito de quais portas fazem parte do jogo ou são apenas decoração.
  • Trilha sonora monótono e repetitiva.


CARACTERÍSTICAS

  • Ambientes 3D simulados.
  • Rica história, mistério e exploração.
  • Estilo história interativa.
  • Escolha de ítens, como frascos de saúde, armas e munição.
  • Três armas diferentes - revólver, espingarda e uma besta.
  • Resolução de puzzles.
  • Exploração misturado com combate mini-games.
  • Criaturas monstruosamente assustadoras. 



CURIOSIDADES
Alone in the Dark: The New Nightmare é um dos poucos títulos de survivor horror a receber um T de Teen na classificação de faixa etária pela ESRB nos Estados Unidos. Apesar de conter violência, morte e mortos-vivos, ele não tem nenhum sangue, atos grotescos ou graficamente violentos. Bem adequado para os adolescentes mais jovens à procura de um jogo assustador sem qualquer trauma.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Game Boy


O Game Boy é um video game portátil de 8-bits desenvolvido e fabricado pela Nintendo. Foi lançado no Japão em 21 de abril de 1989, na América do Norte em agosto de 1989 , e na Europa em 28 de setembro, 1990. É o primeiro console portátil da linha Game Boy e foi criado por Gunpei Yokoi e Nintendo Research & Development a mesma equipe que havia projetado a série de mini-games Game & Watch, bem como vários jogos populares para o Nintendo Entertainment System. Versões redesenhadas foram lançados em 1996 e 1998, na forma de Game Boy Pocket e Game Boy Light.


Game & Watch - Donkey Kong

O Game Boy é o segundo video game portátil da Nintendo após a série Game & Watch introduzida em 1980, e combinado características tanto do Nintendo Entertainment System e Game & Watch. Ele foi vendido originalmente junto com o jogo Tetris.

Como parte da quarta geração de jogos, o Game Boy competiu com o Sega Game Gear, Atari Lynx e o TurboExpress. Apesar desses outros consoles portáteis tecnologicamente superiores o Game Boy foi um tremendo sucesso. O Game Boy e seu sucessor Game Boy Color, juntos venderam 118,69 milhões de unidades no mundo. Após o seu lançamento nos Estados Unidos, vendeu toda a sua remessa de um milhão de unidades em poucas semanas.



Da direita pra esquerda: Sega Game Gear, Atari Lynx e o TurboExpress.