terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Mario Kart Super Circuit
Lançado primeiramente para o portátil Game Boy Advance em 2001, Mario Kart Super Circuit é o terceiro jogo da franquia e o primeiro para um sistema portátil. Desenvolvido pela "Intelligent Systems" (Fire Emblem, Advance Wars e WarioWare) MKSC é o jogo com o nível de dificuldade mais elevada da série, com gráficos bem coloridos, uma trilha sonora contagiante e uma difícil jogabilidade.
Com 40 pistas, 5 circuitos principais (o único com 5 e não 4 como nos demais jogos da serie) e 5 circuitos retrô, 8 personagens, 11 itens de trapaça e vários modos de competição esse é sem dúvida um dos jogos mais legais e divertidos já lançados para GBA. O game foi meio que um intermediário graficamente entre os outros 2 jogos anteriores e também foi o único jogo da série desenvolvida pela "Intelligent Systems" empresa que faz jus ao nome fantasia e já conhecida no mercado por seus ótimos RPG's, por seus jogos criativos, inovadores e com lindo visual.
Cada personagem assim como na maioria dos jogos da série, tem características próprias e em MKSC essas características são divididas em duas principais "speed" e "weight" (velocidade e peso) a categoria "weight" (peso) é subdividida em: karts com pesos leves (Toad, Peach, Yoshi), pesos médios (Mario, Luigi) e os karts pesados (Wario, DK, Bowser). Já a categoria "speed" que na tradução seria (velocidade) na verdade é referente a aceleração do kart em si. Os karts com peso pesado (ex. Bowser) são muito lentos para acelerar porém são os que atingem as maiores velocidades máximas, e o karts leves (ex. Toad) atingem o limite da velocidade muito rápido porém sua velocidade máxima é bem inferior que as dos karts mais pesados, não estranhem quando você estiver jogando com o Yoshi sem bater e fazendo curvas perfeitas e o Donkey Kong fazer você comer poeira sem ao menos usar um item.
Mario Kart Super Circuit tem cinco circuitos principais que são: Mushroom Cup, Flower Cup, Lightning Cup, Star Cup, e Special Cup, mais todas as pistas do Super Mario Kart do SNES e três níveis de dificuldades: 50cc, 100cc e 150cc. Há três modos diferentes de jogo: "Mario GP", "Time Trial" e "Quick Run", e mais dois modos "VS" e "Battle" que só são acessados quando há conexões com outros GBA's. Os circuitos do Super Nintendo ficam disponíveis a medida que você consegue primeiro lugar (troféu de ouro) nos circuitos principais. Esta versão foi a primeira a introduzir o sistema de classificação (ranking), e o modo "Quick Run" agora é equivalente ao antigo modo "Versus", para um jogador.
Conseguir o ranking (3 estrelas) neste game é algo surreal... mas após alguns anos de jogatina você consegue. São no total 8 rankings diferentes: 3 estrelas, 2 estrelas, 1 estrela, A, B, C, D e E. Diversos fatores contribuem para a pontuação final, irei citar aqui coisas que você deve EVITAR nesse game afim de conseguir uma melhor pontuação: Pisar no freio (exceto para anular itens de adversários); Tirar o dedo do acelerador; Usar os seguintes itens (casco vermelho triplo, lightning bolt e estrela, se você estiver sempre nos primeiros lugares raramente pegará algum desses itens); Deixar o Lakitu lhe resgatar ao cair na água, larvas e abismos; Bater em paredes, obstáculos e adversários; Usar um continue; Sair da pista principal (asfalto) ou ser atingido por algum item do inimigo.
O que você deve FAZER: Iniciar a corrida com um turbo de arrancada; Esbarrar em uma caixa de item já tendo um item ainda não usado; Se Lakitu lhe resgatar volte para corrida com uma arrancada. Os personagens que você escolhe também podem te dar mais pontuação: Bowser (45 pontos), Wario ou DK (40 pontos), Mario ou Luigi (30 pontos), Princesa ou Toad (10 pontos) e por ultimo o Yoshi que não lhe da nenhuma pontuação extra.
Embora a franquia do game tenha sido concebida na era do Super Nintendo, seria possível um Mario Kart para Nintendinho com a maioria dos elementos que compõem o universo do game mesmo que com um gráfico mais simplificado, isso na década de 80 claro. O que não da pra entender é por que um game que foi lançado em 1992 para SNES também não foi lançado para as plataformas Game Boy (1989-1998) ou Game Boy Color (1998-2003), já que as duas (principalmente o GBC) foram marcadas por games de corrida e jogos do universo de "Super Mario".
A história cronológica da série Mario Kart é linda, até a data de publicação dessa review foram lançados 8 jogos que vai do Super Nintendo ao Nintendo Wii U passando por quase todos os consoles da empresa, sendo que sempre é lançado apenas um título do game para cada console e a cada lançamento trazendo diversas mudanças como: itens novos, mais personagens, novas fases, upgrades nos karts, novos modos de competição e muitas outras novidades.
Mario Kart Super Circuit é um game fácil de se encontrar para compra (usado) para quem tem um GBA ou um Nintendo DS Lite. O game também foi disponibilizado para download gratuitamente para os primeiros compradores do Nintendo 3DS em 2011 (3DS Embaixadores) e em novembro de 2014 foi relançado na loja virtual do Nintendo Wii U.
E para finalizar, o segredo para um bom desempenho no MKSC é o total conhecimento sobre o mapeamento das pistas, itens, obstáculos, turbos e atalhos. Conhecimento sobre o física do jogo e as limitações e vantagens de cada personagem, e tudo isso só se consegue com umas boas horas de treino, tente jogar no modo "Time Trial" e vasculhe cada cantinho do cenário, isso irá ajudar bastante quando for jogar pra valer no modo "Mario GP". Este é um título indispensável para qualquer colecionador de games portáteis ou de games da empresa Nintendo. MKSC foi o 4º jogo mais vendido para Game Boy Advance (5,91 milhões) e atualmente ocupa a 19º posição do TOP 25 GBA Games da IGN.
Confira abaixo alguns títulos desenvolvidos pela "Intelligent Systems" empresa subsidiária da Nintendo. Já jogou algum desses games ou é fã de alguma franquia em específico? comenta ai!
Assinar:
Postagens (Atom)