Resident Evil Gaiden, conhecido como Biohazard Gaiden no Japão, é um jogo de ação-aventura para Game Boy Color co-desenvolvido pela Capcom e a extrinta M4. Lançado em 14 de dezembro de 2001 foi recebido com críticas desfavoráveis, é o único da série até agora com Barry Burton como personagem principal e o único lançado para um portátil da família "Game Boy da Nintendo". Gaiden como o próprio nome sugere (significa "uma outra história") sendo assim não faz parte da série principal é um jogo "Spin-off" e foi um dos primeiros nesse formato da franquia. A história gira em torno de um surto viral em um navio de passageiros e tem os personagens já conhecidos da série: Leon S. Kennedy e Barry Burton como protagonistas.
A história conta sobre um trágico acidente químico ocorrido em um cruzeiro de luxo chamado "Starlight", e mais uma vez a empresa Umbrella, responsável pela tragédia envolvendo Raccoon City, vem fazendo das pessoas ratos de laboratório. Então o policial Leon S. Kennedy, de "Resident Evil 2", e Barry Burton, o ex-integrante da S.T.A.R.S. em "Resident Evil" juntos formam uma corporação clandestina anti-Umbrella. Primeiramente Leon é mandado para invertigar as suspeitas de um ataque mas ao chegar no navio se depara com toda a tripulação morta e transformada em zumbi, depois disso a corporação que investigava o caso perde contato com Leon, então Barry é enviado para ajudá-lo, e é nesse ponto onde o jogo começa!
Resident Evil Gaiden é um dos jogos menos conhecidos da série "Resident Evil", franquia que já nasceu na era dos consoles de CD-ROM 32 Bits com gráficos tridimensionais e que ganhou uma legião de fãs desde de seu primeiro game para PlayStation em 1996. Transportar um jogo que já é conhecido pelos seus gráficos bem trabalhados, personagens e inimigos construidos em 3D, uma trilha sonora com qualidade de CD, diversas CG's e etc, para um sistema de 8-Bits é um projeto um tanto quanto audacioso ou diga-se assim suicída. Porém, Tim Hull [Produtor e Designer de Resident Evil Gaiden] e James Cox [Engine Programmer] integrantes da extinta M4, estavam dispostos a assumir esse projeto juntos com Shinji Mikami [Consultor] e Hiroki Kato (Diretor de Residente Evil Code: Veronica) que ficou responsável pela história do game.
Qualquer pessoa que já tenha jogado algum RE, saberia dizer a qual
jogo pertence essa imagem (principalmente pela ultima fileira).
O cursor se move rápido e tem que se ter muita precisão nessa hora,
pois uma bala desperdiçada pode resultar em Game Over.
Resident Evil Gaiden tem os gráficos bem detalhados para um sistema 8-Bits, os zumbins estão bem assustadores quando o jogo fica em primeira pessoa, com uma boa jogabilidade e um surpreendente enredo. Alguns dos pontos fracos desse jogo é o fato de que o cenário e as músicas são um pouco repetitivos e isso acaba enfadando o jogador em alguns momentos, outra coisa que também fez falta nessa jogo foram os puzzles, o jogo consiste basicamente em fugir dos zumbis e encontrar as chaves escondidas no cenário para poder progredir no jogo. Resident Evil Gaiden foi e é um bom título para o video game portátil "Game Boy Color" creio eu que, a maior fustração para muitos na época de seu lançamento foi querer compará-lo aos seus antecessores sem levar em consideração as limitações gráficas do mesmo.
PERSONAGENS
Leon S. Kennedy
Antes um policial novato, Leon S. Kennedy hoje é um dos membros mais bem preparados da organização. Apesar de parecer ingênuo às vezes, Leon tem um grande senso de justiça e está pronto para fazer o necessário por seus companheiros e pelas vidas alheias.
Barry Burton
Ex-membro da SWAT e do S.T.A.R.S., Barry é expert em armas. Trabalha na organização anti-Umbrella e é enviado ao Starlight em busca de Leon. Barry é um homem familiar, que ama a esposa e as filhas acima de tudo. Sua experiência o diferencia de outros agentes de sua equipe.
Corre Sherry! não, Ashley! opa! é Lucia o nome dessa garota.
LuciaPouco se sabe sobre essa misteriosa órfã, adotada há dois anos. Foi escolhida por ser "diferente" das outras crianças, e esta mesma diferença causou problemas aos seus pais adotivos, que decidiram mandá-la para a casa de parentes na Europa, a bordo do Starlight.
Não tão simpático quanto a Ingrid [de RE 4] mas o cara ajuda bastante.
HQNão é um personagem que aparece regularmente ou que tenha participação relevante na trama do jogo. É um agente que acompanha Barry via rádio ao longo do jogo, sua função é simplesmente dar ordens a Leon e Barry eventualmente. Representa o "quartel general" da organização de que os protagonistas fazem parte.
DICA/CURIOSIDADE/CONSIDERAÇÃO FINAL
- Munição Extra: Para fazer este truque, você deverá estar na Engine Room, antes de enfrentar a Amoeba (B.O.W.). Morra de propósito e use um continue. Quando voltar, pegue a munição de Handgun. Morra novamente e use continue, faça isso até ficar com 99 balas. Também é possível pegar munição de outras armas nesse local. Tenha certeza de ter salvado o jogo na Engine Room.
- Foi sugerido pelos produtores que o game fosse lançado para GBA (game boy advance) ao invés do Game Boy Color justamente devido suas limitações gráficas, mas como o projeto já estava quase pronto as distribuidoras Capcon e Virgin Interactive preferiram lançá-lo logo, pois o jogo teria que ser todo re-desenhado para o novo portátil de 32-Bits e isso custaria tempo e dinheiro.
- Resident Evil Gaiden, em sua época de lançamento recebeu críticas negativas de diversas revistas, porém recentemente em uma revista européia a "Retro Gamer" Tim Hull [Produtor e Designer de Gaiden] fala como foi o processo de criação e diz que foi injustiçado por criticas em relação ao game na época, e eu, autor do blog faço das palavras dele as minhas para encerrar esse POST:
"A imprensa foi injusta com as críticas sobre de Gaiden, condenando os gráficos em comparação com os jogos anteriores de RE sem considerar as limitações de um sistema de 8 bits. Ignorando esta incompetência da mídia, você encontrará nele um pequeno jogo extremamente emocionante, com uma forte ênfase na sobrevivência... Gaiden é uma desconstrução perfeita de algo tecnicamente mais avançados. A munição é limitada - mais do que em qualquer outro título de RE - dando ao game um ar de desespero e sem salvação, procurando encontrar uma saída e segurando uma pistola há muito tempo já esvaziada."
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